JUCURUÇUPOLÍCIA

EXCLUSIVO: Moradores de Jucuruçu alegam ter caído em golpe do “Curso Gratuito de Máquinas” no Facebook.

A nossa equipe de reportagem, foi procurada na noite desta segunda-feira, por um morador de Jucuruçu, que pediu anonimato, alegando que ele e outras 19 pessoas foram vitimas de um golpe na Internet.

ENTENDA O CASO:

Recebemos em nossa redação, a informação que nos últimos quinze dias, começou a circular um anúncio na plataforma do Facebook, promovido por uma escola de nome FEC – Fundação de Educação e Cultura, que estava supostamente ofertando o curso de PILOTAGEM E USO DE MAQUINÁRIO PESADO (PÁ CARREGADEIRA, ESCAVADEIRA HIDRÁULICA, RETROESCAVADEIRA e  EMPILHADEIRA), gratuito para homens e mulheres, moradores de Jucuruçu.

Abaixo do texto, a suposta escola, disponibilizou um link para inscrição, que ainda esta ativo no Facebook, que solicita dos interessados uma série de informações pessoais. Após a conclusão da inscrição, os interessados receberam uma mensagem via whatsapp, pedindo que os mesmos comparecessem nesta segunda-feira (09/08), na Rua Romildo Rocha, Nº 26, em uma residência amarela, próximo a delegacia de Jucuruçu, para conclusão da matrícula.

A SUPRESA

Animados com a oportunidade de poder cursar gratuitamente o curso de maquinário, que pode chegar a custar R$ 1.000,00 reais em escolas sérias, os inscritos compareceram no local informado e tiveram a surpresa ao perceberem que se tratava de uma informação falsa.

Na rua mencionada não existe nenhuma casa amarela, e o dono do endereço usado pela escola, afirmou desconhecer a informação. As pessoas que foram vitimas da “Fake News”, estão preocupadas com os dados pessoais que foram cedidos a suposta escola durante a inscrição.

OUTRAS RECLAMAÇÕES E FALTA DE REGISTRO NO MEC

Fizemos uma busca no perfil da escola, e notamos que a mesma costuma realizar esse tipo de anúncio em diversas cidades do Brasil, de preferência em localidades do interior, despertando o interesse de muitas pessoas pelo curso. Identificamos também, um vídeo no youtube, em que uma pessoa alega ter sido vitima desse tipo de situação.

Por se tratar de uma suposta instituição de ensino, fizemos também uma busca na plataforma do MEC – Ministério da Educação, onde todas as instituições sérias são inscritas e autorizadas a certificarem participantes de cursos. Durante a pesquisa, realizada na noite desta segunda-feira, foi identificado que a FEC – Fundação de Educação e Cultura não possui registro ou autorização do MEC para funcionar como unidade de ensino.

QUANDO A OFERTA É GRANDE O SANTO DESCONFIA

Sempre desconfie de ofertas muito tentadoras na internet. Ao se deparar com esse tipo de informação, faça uma pesquisa ou peça auxilio de alguém que entende do assunto, sobre a procedência do anunciante e solicite as informações como CNPJ, Registro no MEC e nunca forneça informações pessoas sem antes consultar se a empresa é verdadeira ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *