FAB expulsa sargento preso na Espanha com cocaína
Ele fazia parte da comitiva que acompanhava a viagem do presidente Jair Bolsonaro ao Japão
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, nesta quinta-feira (11), que o sargento Manoel da Silva Rodrigues foi expulso da corporação. O militar foi detido no aeroporto de Sevilha, na Espanha, em junho de 2019, com 37 kg de cocaína.
Ele fazia parte da comitiva de 21 militares que acompanhava a viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Tóquio, no Japão, onde participaria da reunião do G20.
De acordo com a nota divulgada pela Aeronáutica, o sargento foi expulso “a bem da disciplina e com a perda do seu grau hierárquico, em conformidade com o Estatuto dos Militares”. O ato é resultado de um processo administrativo que julgou a conduta praticada.
Rodrigues já havia sido condenado pela Justiça Militar da União, no último mês de fevereiro, a 14 anos e 6 meses de reclusão por tráfico internacional de drogas.
“Ressalta-se que o tempo decorrido até a efetiva expulsão do sargento esteve condicionado ao cumprimento dos devidos trâmites administrativos de intimação do militar, que se encontra detido em outro país, desde a sua prisão em flagrante”, acrescentou a corporação.
Por fim, a FAB disse atuar para coibir irregularidades e repudiar “condutas que não representam os valores, a dedicação e o trabalho do efetivo em prol do cumprimento de sua missão”.
O Ministério Público espanhol havia pedido 8 anos de prisão para o militar brasileiro. A cooperação de Rodrigues – que confessou o crime e deu detalhes sobre sua participação – fez o tribunal reduzir a pena para 6 anos e 1 dia em regime fechado.
Fonte- Bahia.ba