JUCURUÇUNACIONAL

Menina que fazia terapia Car-T Cell para combater câncer morre após dois anos de tratamento

“Arrecadamos valores suficientes para sua jornada de cura. Incansável, ela enfrentou toda dor, todos os procedimentos, muitas horas de quimioterapia, radioterapia, remédios experimentais.”

Família da menina de Jundiaí (SP) mobilizou a campanha ‘Salve a Fernandinha’ para que tratamento milionário fosse pago na Espanha. Transplante de medula foi realizado com o tio. Fernanda Manzutti tem alta após 75 dias internada
Arquivo pessoal
A adolescente Fernanda Manzutti, de 12 anos, que combatia um câncer com terapia Car-T Cell, morreu neste sábado (26).
Fernandinha, de Jundiaí (SP), lutava contra o câncer agressivo há quase dois anos. Em maio do ano passado, a família deu início a uma campanha para arrecadar cerca de R$ 8 milhões para custear a terapia, que não é aplicada no Brasil e inicialmente seria realizada nos Estados Unidos.

A assessoria da família de Fernandinha divulgou uma nota de pesar após o anúncio da morte da adolescente.

“Arrecadamos valores suficientes para sua jornada de cura. Incansável, ela enfrentou toda dor, todos os procedimentos, muitas horas de quimioterapia, radioterapia, remédios experimentais.”
Tratamento
A adolescente embarcou, no dia três de agosto de 2021, à Espanha para iniciar o tratamento Car-T Cell contra a Leucemia Linfóide Aguda (LLA).
Fernandinha passou pelo transplante de medula no dia 3 de dezembro do ano passado e ficou mais frágil devido ao procedimento. Ela permanecia internada na UTI do Hospital 9 de Julho.
“Ela foi para a Espanha, fez o Car T Cell, voltou para o Brasil, uniu as equipes médicas internacionais e brasileiras no seu tratamento, quase zerou a doença para que o transplante fosse possível. E a ‘Fer’ estava lá firme em seu propósito de viver todos os dias mais um dia. A medula pegou, mas seu corpo, já exausto, não suportou”, diz a nota.

A terapia CAR T-Cell consiste em habilitar linfócitos T, células de defesa do corpo. Elas são injetadas depois que são modificadas para rastrear e matar as células tumorais. O tratamento não é feito no Brasil.
A descoberta sobre o sistema imunológico que pode ajudar a combater câncer
Terapia genética contra o câncer: estudos mostram boas taxas de remissão
Paciente de Jundiaí luta contra o câncer
Arquivo pessoal
Uma ação inspirada no Dia do Amigo, comemorado nesta terça-feira (20), é mais um capitulo de esperança prda menina Fernanda Manzutti da Rocha, de 11 anos, que luta contra a Leucemia Linfóide Aguda (LLA) desde fevereiro de 2020. A moradora de Jundiaí (SP)
Campanha viralizada
Família de menina com câncer faz campanha para pagar R$ 8 milhões de terapia genética
A campanha “Salve a Fernandinha” ficou conhecida após receber apoio de famosos como Kaká, Zezé Di Camargo, Fábio Júnior, o técnico de vôlei Bernardinho e as atrizes Deborah Secco e Carolina Dieckmann (assista acima).

Segundo a família de Fernanda, a doença atingiu o sistema imunológico e a medula óssea da criança. Desde que foi diagnosticada, a garota vivia uma rotina de idas e vindas do hospital.
A família montou uma vaquinha online e também criou um perfil no Instagram para informar os apoiadores sobre a situação de Fernanda.

Fonte- G1 Sorocaba e Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *