Morador perde mais de 3 mil reais em suposto golpe envolvendo PIX e compra de moto
Os golpes, que já aconteciam de outras formas, ganharam uma nova vertente, que possivelmente foi utilizada contra um morador de Medeiros Neto.
Com o advento do PIX, meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, se tornou muito mais fácil vender e comprar, em qualquer hora e lugar. Tudo muito prático, mas não menos perigoso (principalmente, quando se trata de negociações pela internet).
Os golpes, que já aconteciam de outras formas, ganharam uma nova vertente, que possivelmente foi utilizada contra um morador de Medeiros Neto.
Gilmar, prenome da vítima, é um operador de máquinas de 36 anos que trabalha em uma propriedade rural, no interior do município. Ele procurou o MedeirosDiaDia para relatar o que lhe aconteceu e chamar a atenção das pessoas para que não passem pela mesma situação.
Tudo começou alguns dias atrás, quando Gilmar decidiu comprar uma motocicleta. Para isso, ele entrou em um grupo de vendas e encontrou uma XRE 190. Havia algumas parcelas e documentação de 2022 pendentes.
Cerca de 48 horas conversando com o vendedor, que disse morar em Itapebi, cidade também do Extremo Sul, Gilmar transferiu mais de 3 mil reais via PIX para que a moto viesse até ele após fechar negócio.
O vendedor foi identificado como Adeilton Medeiros de Oliveira, que prometeu trazer a moto até Medeiros Neto em uma Kombi. Com a data de entrega marcada para a quarta-feira (19), ele alegou que o veículo teria quebrado e pediu que aguardasse até o sábado (22).
No sábado, Adeilton teria dito que estaria saindo às 10 horas de Itapebi, em uma, caminhonete F4000 e que avisaria a Gilmar. Isso não aconteceu.
Até então, não houve mais contato entre os dois.
Gilmar está em posse de cópias dos documentos da moto apresentados por Adeilton, assim como os dados do PIX para o qual fez a transferência.
Veja algumas dicas na hora de utilizar grupos de vendas pela internet:
1) Verifique cuidadosamente o perfil do anunciante;
2) Peça e busque por referências;
3) Pergunte tudo sobre o produto. Lembre-se de que o barato pode sair caro;
4) Guarde todos os contatos e mensagens trocadas, além do link do perfil do anunciante;
5) Se for retirar o produto em mãos, teste tudo na frente do vendedor;
6) Desconfie de tudo.
Fonte- Por: MDD