Novembro Azul: Saiba quando fazer o exame de próstata.
Um em cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil registrou cerca de 65.840 casos em 2020. Essa é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, atrás apenas do de pulmão.
Por isso, é importante fazer o exame preventivo, já que o diagnóstico cedo pode aumentar consideravelmente as chances de cura. Estima-se que quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase adiantada. Quando diagnosticado em estágios iniciais, a probabilidade de cura é de cerca de 90%.
O Novembro Azul foi criado para conscientizar a população da importância do exame. O Ministério da Saúde recomenda para homens com mais de 50 anos a ida ao médico para avaliar a necessidade de um exame. A periodicidade deve ser definida pelo especialista dependendo do caso.
Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, recomenda-se realizar esses exames a partir dos 45 anos. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
Exame para detecção do câncer de próstata
“Queremos alertar não só para a saúde da próstata, como também incentivar o homem a olhar mais para a sua saúde, fazer exames que podem prevenir uma série de outras doenças. As mulheres culturalmente têm esse cuidado, mas os homens só vão ao médico quando não se sentem bem. Ter a consciência de que é preciso também fazer um check-up é fundamental”, Dr. Geraldo Faria, para a Sociedade Brasileira de Urologia.
A SBU ainda destaca que muitos homens possuem medo do exame de detecção do câncer de próstata e por isso não vão ao médico realizar. No entanto, além da importância para evitar casos graves da doença, hoje existem exames de imagem, que em alguns casos podem fazer a detecção de forma menos invasiva.
“Os dois grandes aliados na detecção precoce do câncer de próstata são o exame de toque retal e a dosagem de PSA – substância produzida pela próstata e cujo aumento no sangue denuncia problemas na glândula. Em alguns casos, são indicados exames de ressonância magnética multiparamétrica e biópsia prostática para o diagnóstico”, diz o urologista do HCOR, Dr. Antonio Correa Lopes Neto, ao site da instituição.