Satélite identifica focos de calor em Jucuruçu e outras 12 cidades baianas
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) identificou 29 focos de calor em 13 cidades da Bahia. Os números foram divulgados pelo órgão nesta terça-feira (5).
Segundo informações do Inema, as cidades que registraram focos de calor nesta terça são: Teixeira de Freitas (4), Floresta Azul (3), Manoel Vitorino (3), Maracás (3), Santa Cruz Cabrália (3), Irajuba (2), Itacaré (2), Itapé (2), Jucuruçu (2), Pau Brasil (2), Potiraguá (2) e Itarantim (1).
De acordo com o Sistema Estadual de Informações Ambientais e Recursos Hídricos (Seia), os focos de calor são monitorados pelo Centro de Pesquisa do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) através da analise das imagens de diferentes satélites que rastreiam a superfície terrestre diariamente ou várias vezes por dia.
Confira as diferenças entre foco de calor, queimada e incêndio florestal:
- Foco de calor: Qualquer temperatura registrada acima de 47°C. Um foco de calor não é necessariamente um foco de fogo ou incêndio.
- Queimada: A queimada é uma antiga prática agropastoril ou florestal que utiliza o fogo de forma controlada para viabilizar a agricultura ou renovar as pastagens. A queimada deve ser feita sob determinadas condições ambientais que permitam que o fogo se mantenha confinado à área que será utilizada para a agricultura ou pecuária.
- Incêndio Florestal: É o fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo tanto ser provocado pelo homem (intencional ou negligência), quanto por uma causa natural, como os raios solares, por exemplo.
Por: G1/BA