JUCURUÇU

Prado: Paciente diagnosticado com variante Delta optou por não se vacinar

A Secretaria de Saúde de Prado, informa que no final da tarde da última terça-feira, 14 de setembro, foi registrada a ocorrência de um caso da variante Delta da Covid-19. A variante indiana é uma das que apresentam mutações genéticas múltiplas e é denominada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma “variante de atenção/preocupação” por alterar o comportamento do coronavírus e ser mais transmissível do que as linhagens anteriores, de forma a alterar o curso da pandemia

O paciente diagnosticado é um homem, 30 anos, sem comorbidades, que morou por 10 meses no município, e apresentou os sintomas em 22 de agosto, sendo realizada a coleta em 24 de agosto. O paciente permaneceu em isolamento domiciliar até o dia 8 de setembro (período maior que o recomendado pela OMS).

O paciente não havia tomado a vacina contra Covid-19, por opção pessoal. A Secretaria de Saúde informa que está realizando em média 100 coletas RTPCR por semana, em pacientes provenientes da UPA, UBS’s e demanda espontânea. E que o aumento da testagem através do PCR, leva a detecção de maior número de casos positivos. Pacientes e seus contatos ficam em isolamento e são monitorados diariamente.

Pacientes testados positivos e seus contatos são informados sobre as medidas de isolamento e distanciamento social, inclusive acerca das medidas legais em caso de descumprimento. Os casos ativos mantidos isolados, são liberados mediante consulta médica no Centro de Testagem e Acolhimento de Covid-19.

POR SBN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *