Não existem casos suspeitos da Variante delta e beta em Jucuruçu, afirma secretaria de saúde.
Após a veiculação de notícias na mídia regional, sobre o primeiro registro de caso da Variante Delta, do SARS-CoV-2, linhagem B.1.617.2, no município de Vereda, diversos internautas do Jucuruçu Acontece enviaram mensagens a nossa redação, sobre o medo que estava gerando na população da cidade, devido ao contato diário de moradores dos dois municípios, que fazem fronteira.
Para esclarecer os nossos leitores, entramos em contato com a Secretária de Saúde de Jucuruçu, Juliana Montovanelli e com o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Fabricio Neto, que informaram a nossa redação, que até o momento não foi registrado nenhum caso da variante em Jucuruçu.
A secretária afirmou ainda, que Jucuruçu está entre os melhores municípios baianos no combate ao covid, sendo manchete no BBC NEWS, por fazer parte das 13 cidades da Bahia sem novos registros de Covid-19, por mais de 19 dias.
As boas notícias representam os resultados positivos da vacinação e das medidas sanitárias que estão sendo implantadas pelas equipes de saúde do município.
Por fim, a secretária Juliana e o coordenador Fabricio, orientaram que a população fique em alerta e redobre os cuidados nas medidas de prevenção ao coronavírus, principalmente no uso de máscara, higienização constante das mãos e distanciamento social, pois a pandemia ainda não acabou.
SINTOMAS DA VARIANTE
Os principais sintomas ocasionados pela variante delta são febre, dor de cabeça, coriza e dor de garganta. Foi identificado que infecções causadas pela cepa costumam ter menor ocorrência de tosse e perda de paladar e olfato. Isso, em comparação a outras variantes do coronavírus, pode levar o paciente a confundir com os sintomas de um resfriado comum. A Secretaria de saúde orienta que, caso alguém apresente os sintomas, deve procurar imediatamente os serviços de saúde.