Menina de 2 anos sobrevive após ser picado por cobra Jararacuçu, em Medeiros Neto
Acidente ofídico ou ofidismo é o quadro de envenenamento decorrente da picada de serpentes. No Brasil, as serpentes peçonhentas de interesse em saúde pública pertencem às Famílias Viperidae e Elapidae.
Uma menina de dois anos e seis meses conseguiu sobreviver após ser picada por uma cobra jararacuçu em uma fazenda localizada às margens da Rodovia Medeiros Neto / Itupeva, em Medeiros Neto.
Segundo a tia, o acidente aconteceu no último domingo, dia 08, quando familiares estavam reunidos para comemorar o Dia Dos Pais.
A menina brincava no quintal da casa, local totalmente arejado, na companhia de outras crianças, e nenhum adulto viu a presença do animal peçonhento.
Um menino de 9 anos presenciou o ataque da cobra e levou a vítima até os pais.
A criança foi picada na perna e prontamente o pai da meninoa conseguiu socorrê-la e levá-la para o hospital de Medeiros Neto e, posteriormente, transferida para a UMMI – Unidade Municipal Materno Infantil de Teixeira de Freitas.
Ele conseguiu também capturar a cobra e levá-la para o hospital para ajudar a equipe médica a escolher qual soro utilizar.
Ainda de acordo com informações de familiares, a criança se recupera bem.
Acidentes por animais peçonhentos
Os acidentes por animais peçonhentos, especialmente os acidentes ofídicos, foram incluídos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na lista das doenças tropicais negligenciadas que acometem, na maioria das vezes, populações pobres que vivem em áreas rurais.
Além disso, devido ao alto número de notificações, esse agravo (acidentes por animais peçonhentos) foi incluído na Lista de Notificação Compulsória do Brasil, ou seja, todos os casos devem ser notificados ao Governo Federal imediatamente após a confirmação. A medida ajuda a traçar estratégias e ações para prevenir esse tipo de acidente.
O que são acidentes ofídicos?
Acidente ofídico ou ofidismo é o quadro de envenenamento decorrente da picada de serpentes. No Brasil, as serpentes peçonhentas de interesse em saúde pública pertencem às Famílias Viperidae e Elapidae.
Os acidentes estão divididos em quatro tipos:
acidentes botrópicos (acidentes com serpentes dos gêneros Bothrops e Bothrocophias – jararaca, jararacuçu, urutu, caiçaca, comboia);
acidentes crotálicos (acidentes com serpentes do gênero Crotalus – cascavel);
acidentes laquéticos (acidentes com serpentes do gênero Lachesis – surucucu-pico-de-jaca);
acidente elapídico (acidentes com serpentes dos gêneros Micrurus e Leptomicrurus – coral-verdadeira).
Fonte- Por: MDD