JUCURUÇUNACIONAL

Governo inclui gestantes e lactantes em lista prioritária de vacinação

Lei sancionada nesta sexta-feira também beneficia crianças e adolescentes com deficiência, comorbidade ou privadas de liberdade.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou, nesta sexta-feira (30/7), a lei que inclui gestantes, puérperas e lactantes, com ou sem comorbidade, independentemente da idade dos lactentes, no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19.

Caberá ao Ministério da Saúde regulamentar a priorização. Inicialmente, gestantes e puérperas haviam sido incluídas nos grupos prioritários, mas foram retiradas após a ocorrência de um evento adverso grave, com possível associação causal com a vacina AstraZeneca/Fiocruz em uma grávida.

Crianças e adolescentes com deficiência permanente, com comorbidade ou privados de liberdade também serão incluídos na lista prioritária. Entretanto, dependem da obtenção de registro ou autorização de uso emergencial de vacinas no Brasil para pessoas com menos de 18 anos de idade.

Atualmente, a vacina da Pfizer/BioNTech é a única liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em adolescentes com mais de 12 anos.

O projeto que deu origem à lei é de autoria do senador Jean Paul Prates (PT-RN) e foi aprovado pelo Congresso no início do mês de julho.

Fonte- Metróples

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *