JUCURUÇU

Mais 27 kg de pasta base de cocaína são achados em praia da Bahia

Eles nos contaram que a sacola estava boiando e desconfiaram do material.

Vinte e sete quilos de pasta base de cocaína, encontrados em uma mochila por integrantes da Colônia de Pescadores da Boca do Rio, em Salvador, foram apreendidos, no início da manhã desta terça-feira (18), por equipes da 39ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Boca do Rio/Imbuí). Material é semelhante ao encontrado em uma praia, na cidade de Nova Viçosa, no extremo Sul do estado, na última sexta-feira (14).

Por volta das 7 horas a viatura da unidade passava pelo local quando foi parada pelos pescadores. “Eles nos contaram que a sacola estava boiando e desconfiaram do material. Quando abriram a mochila encontraram as drogas e, rapidamente, informaram a polícia”, contou o comandante da 39ª CIPM, major Márcio Alcântara.

Os entorpecentes, divididos em 26 tabletes, foram encaminhados para o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), na Pituba. Na unidade, o titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Salvador, delegado Yves Correia, informou que o material foi encaminhado para a perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT), que auxiliará nas investigações para identificar os proprietários.

A primeira droga encontrada foi no dia 10 de maio, na Av. Petrobrás, no bairro Abraão em Nova Viçosa, quando policiais lotados na 89ª CIPM de Mucuri apreenderam uma bolsa com quase 20 quilos de pasta base de cocaína.

Nesta segunda-feira (17), foram encontrados 30 quilos de pasta base de cocaína dentro de uma sacola de cor laranja em uma praia da cidade de Belmonte.  Na última quarta-feira (12), 25 quilos da droga foram aprendidos em uma praia de Trancoso. A cor da sacola indica que a droga faz parte do mesmo carregamento encontrado em Nova Viçosa.

Primeira aprensão;

Na última sexta-feira (14), duas mochilas foram encontradas na praia de Pau Fincado na cidade de Nova Viçosa. Dentro delas foram apreendidos 46 tabletes de pasta base de cocaína pesando 52 quilos. A droga, segundo a SSP foi avaliada em mais de R$ 1 milhão de reais.

Até agora já foram aprendidos mais de 173 quilos de pasta base de cocaína. Um quilo de pasta base dá para fazer uma média de 5 quilos da droga, sendo assim, a droga encontrada até agora, se fosse processada passaria de 800 quilos.

Em 2019, o segundo- sargento da Aeronáutica, Manoel Silva Rodrigues, foi preso na Espanha dentro de um avião da comitiva presidencial com  39 quilos de cocaína que, se fossem vendidos na Espanha valeria aproximadamente R$ 5,8 milhões, de acordo com dados do Escritório para Drogas e Crime da Organização das Nações Unidas (UNODC). As informações são do jornal O Globo.

Assim sendo, a droga encontrada no litoral da Bahia deve ter causado um prejuízo de mais de mais de 100 milhões aos traficantes donos da droga.

Fonte- BahiaExtremosul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *